sozé

Publiquei dois livros em dois anos, mas entre eles eu tinha a ideia de voltar para casa. Nasci em Juiz de Fora/MG, mas só nasci, porque minha família morava em Lima Duarte/MG. Cerca de 60 Km dividem as duas cidades. Naquela época era usual sair da cidade pequena para parir na cidade maior, com mais recursos. Eu resolvi fazer o trajeto contrário para parir esse livro: voltar para terra em que cresci.

Só consegui perceber quanto daquilo habitava em mim quando saí da pequena cidade para buscar novo ar, mas o ar que não sufocava estava justamente na cidade que deixava para trás. Voltei para Lima Duarte, escrevi algumas coisas e a ideia foi tomando forma (publiquei um livro que estava atravancando esse cá, simplesmente porque esse acúmulo de ideias me acabrunhava). Fui buscar nos braços de minha mãe, na memória de meu pai, na casa velha. Com certeza, vocês que me leem, essas escrituras são de um eu poético que está lá, junto ao eu autor, indissociável. São leituras que o eu autor mostra ao eu, que poeta.

Quando eu era pequena (guardo é mais de mil lembranças) ouvia todo mundo chamando meu pai, meu avô, de "Sozé", ou seja, "o Seu Zé". Daí me veio as recordâncias do viver e resolvi, voltar pra casa e parir esse "sozé". 

Por favor, não levem esses textos a sério, pois ainda estou escrevendo sozé e isso aqui é uma espécie de lixo reciclável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário